A topografia estuda as características presentes na superfície de algum território, como alto ou baixo destaque, declínio ou algum outra irregularidade geográfico que possa estar presente em um determinado local. A palavra topografia vem do idioma grego, em que topos significa “lugar” ou “região”.

Os estudos da topografia também estão relacionados com o da cartografia, que é o estudo dos mapas. Assim, esses conhecimentos contribuem para que seja possível caracterizar as condições e estruturas de uma área, descritas na forma de mapas e cartas geográficas.

Atualmente, o serviço de topografia é instrumento fundamental para a implantação de locações e acompanhamento de obras, como por exemplo, projetos viários, edificações, urbanizações e loteamentos, movimentações de terra entre outros.

O texto acima "O que é topografia?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.