Significado do sinaleiro: Indivíduo encarregado de sinais. Pessoa responsável pela sinalização, emitindo ordens por meio de sinais visuais e/ou sonoros.

Sinaleiro é o profissional consciente pela comunicação com operadores de guindastes que são responsáveis por orientar a movimentação dos serviços de içamento feitos pelos rigger.

Para realizar essa atividade de forma racional, o profissional responsável pela sinalização deve ser treinado por meio de um curso de sinaleiro de guindaste que dará ao funcionário os conhecimentos adequados para desempenhar esta função.


Curso de sinaleiro de guindaste tem a intuito de capacitar os profissionais a executar a operacionalização do plano de içamento ou plano de rigging por meio da comunicação de sinais, e tem a responsabilidade de transmitir o entendimento correto dos conceitos operacionais dos equipamentos utilizados na movimentação de cargas pesadas.

O texto acima "O que é o Sinaleiro?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.