A fundação é a estrutura responsável por todas as cargas emitidas pela edificação e distribui ao solo. Tipos de fundações:

Fundações superficiais, princípios de fundação para construção civil em que a carga é transmitida ao terreno, pelas pressões distribuídas na base da função. A profundidade na escavação é inferior a determinado metro e são utilizadas em cargas leves, nas residências, ou no caso de solo firme. Nesse tipo de função tem a sapata, bloco e viga de função.

A sapata corrida recebe a carga distribuída linearmente. A sapata associada recebe vários pilares, cujos centros não estão no mesmo alinhamento.

Bloco de fundação: com base quadrada ou retangular com elevação que se assemelha a um pedestal e absorve a carga, distribuindo sem a necessidade de conexão.

Viga de fundação: elemento comum a vários pilares, cujos centros estão no mesmo alinhamento.

O texto acima "Construção Civil - Tipos de Fundação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.